A ação reafirma o compromisso do Prefeito Hildon Chaves em implantar o Projeto de Coleta Seletiva nos Condomínios.
Com o objetivo de iniciar a capacitação dos moradores dos empreendimentos de habitação social para receber a coleta seletiva do lixo, a Prefeitura de Porto Velho realizou na quinta feira, 21, o 1º Seminário Sobre a Coleta Seletiva do Lixo nos Condomínios. A atividade aconteceu no pátio da Escola Municipal Francisco Elenilson Negreiros.
Mais de 40 beneficiários, entre representantes e lideranças dos empreendimentos habitacionais participaram do evento, dentre eles Porto Madero I, III e IV, Cidade de Todos III e IX e Porto Belo II. Agora, a Prefeitura inicia os preparativos para as oficinas de capacitação, a serem realizadas individualmente em cada Empreendimento. As oficinas serão realizadas ao longo deste ano.
O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e Subsecretaria de Serviços Básicos (Semusb), com a parceria da Caixa Econômica Federal.
A aplicabilidade da Lei 2018/12, que normatisa o Projeto de Coleta Seletiva do Lixo nos Condomínios ficou a cargo da Técnica da Semusb, Elen Maria de Pontes. Na sequência, as agentes de educação ambiental da Sema Mychelle Pinheiro e Adirleide Dias falaram sobre a Lei Federal nº. 12.305/2012, que define a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dando ênfase a responsabilidades compartilhadas sobre os produtos, a importância da segregação dos resíduos, a reciclagem, priorizando a inclusão social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis.
A equipe apresentou o histórico da lixeira municipal, seus aspectos e a realidade de quem coleta resíduos diretamente da lixeira. A equipe expôs ainda o projeto idealizado pelo Município e conclamou os moradores a participarem para que o mesmo obtenha êxito. Já o técnico da equipe social da Caixa Econômica, Valdinei Pinheiro, abordou a importância dos cuidados com o lixo, como uma das formas de conservar a estrutura predial.
A secretária da Semur, Márcia Cristina Luna, esclareceu que a temática abordada durante o seminário, contempla um dos trabalhos que a Prefeitura vem desenvolvendo com as famílias beneficiárias dos empreendimentos sociais e reafirma o compromisso dessa gestão em implantar o Projeto de Coleta Seletiva nos Condomínios.
“A parceria entre Semur, Sema e Semusb é fundamental nesse processo de conscientização ambiental dentro dos empreendimentos, pois garante a continuidade e responsabilidade na execução. Mas, para isso, é preciso o comprometimento das famílias”, destacou a secretária.
Durante a atividade, a Eletrobrás/RO atendeu os beneficiários com o cadastramento da Tarifa Social
Também prestigiaram o evento, a gerente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Joyce Lourenço, a superintendente Municipal de Gestão e Gastos Públicos, Valéria Jovânia da Silva e o gerente de Operação da Empresa Marquise, Paulo Jorge
Fonte: SEMUR