Foram abordadas em reunião questões de extrema relevância social, como a retomada da Conferência Nacional das Cidades
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), recebeu no dia 6 de junho os conselheiros federais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), arquiteta Carla Tames e arquiteto Antonio Balau, para uma reunião estratégica sobre pautas prioritárias do desenvolvimento urbano da capital.
O encontro foi conduzido pelo secretário da Semur, Raimundo de Alencar Magalhães, que esteve acompanhado da diretora do Departamento de Licenciamento de Obras (Deli), arquiteta Fernanda Oliveira Piccoli, e do secretário-executivo do Conselho Municipal da Cidade de Porto Velho (Concidade), Kauê Cristian da Costa Ribeiro.
Na ocasião, foram abordadas questões de extrema relevância social, como a retomada da Conferência Nacional das Cidades e os avanços da política pública de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), conforme preconiza a Lei Federal n.º 11.888/2008.
Para o secretário Raimundo Alencar, o diálogo com o CAU/RO representa um passo decisivo na construção de uma cidade mais inclusiva, democrática e participativa. “É por meio da união de forças entre os entes públicos e os conselhos profissionais que conseguimos criar soluções técnicas mais eficazes e garantir o direito à cidade para todos”, afirmou.
A reunião também contou com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia (CAU/RO), sob a presidência do arquiteto Heverton Carmo e vice-presidência de Felipe Fernandez. A conselheira federal Carla Tames destacou que a Conferência das Cidades é uma oportunidade histórica para debater, com a sociedade, o futuro que queremos. “A pergunta que nos move é: Qual a cidade que queremos? E essa resposta precisa vir do diálogo entre a população, os profissionais e os gestores públicos”, declarou.
O fortalecimento da ATHIS foi outro ponto de destaque. A política visa garantir moradia digna para famílias de baixa renda, com apoio técnico especializado, promovendo qualidade de vida, saúde habitacional e valorização do trabalho dos arquitetos e urbanistas.
O encontro reafirma o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com o planejamento urbano responsável e a promoção da cidadania por meio de ações integradas, que valorizam a escuta popular e os profissionais que constroem a cidade.
Texto: Alex Fontes
Foto: Alex Fontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)