Oficina foi ministrada por uma semana com encerramento no sábado
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), promoveu uma oficina de iniciação teatral na semana passada no Residencial Porto Madero I, localizado na Rua Humaitá, bairro Socialista, na zona Leste da capital.
O encerramento da atividade aconteceu na manhã do último sábado (1/6). Crianças e adolescentes emocionaram pais e mães durante uma apresentação artística. O espetáculo foi seguido da entrega de certificados. O evento é uma ação referente ao ‘Projeto de Trabalho Social’ (PTS), que integra o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), do Governo Federal.
Uma das mães, Rosana Ramos, não conteve as lágrimas ao ver os filhos de 10 e 11 anos se apresentando. Segundo ela, a iniciativa é boa porque ajuda a desenvolver as crianças e as afasta das ruas. “No ensaio, já me emocionei, imagina o tamanho da emoção durante a apresentação oficial”, acrescentou a mãe.
Outra mãe, a dona de casa Terezinha Lima, disse que o incentivo cultural é importante porque a região Leste é afastada do centro e apresenta um índice de criminalidade preocupante. Ao considerar a atividade como uma forma de entretenimento das crianças, ressalta: “em pleno sábado, estão aí, mas poderiam estar dormindo para mais tarde ficar fazendo besteira”.
A professora, atriz, e diretora de teatro Arlene Bastos (Leninha) acha gratificante quando há o envolvimento da comunidade, porque identificam crianças talentosas com dom que precisa ser desenvolvido. Foram trabalhadas duas músicas, uma delas intitulada de ‘Trem-Bala’, de Ana Vilela. “As crianças já conheciam a letra e a gente trabalhou com essa música para mandar um recado aos pais e para a própria comunidade”.
O professor e ex-diretor das Escolas de Música Jorge Andrade e Francisco Lázaro (Laio), Ricardo Castro, se deparou com casos de vulnerabilidade física, social e econômica. O trabalho foi o de levar um pouco de paz, de harmonia e fazer com que as crianças cantassem. “Esse foi um recado, as crianças cantaram as músicas, a poesia de como é que seria o lar perfeito, com paixão e acolhimento por parte das famílias e dos moradores, não pode ter violência”, concluiu.
Para a diretora do Departamento de Projetos Sociais (DEPS) da Semur, Cláudia Rodrigues, a atividade alcançou o projetado para o empreendimento Porto Madero I, dentro do que é proposto pelo PMCMV. As metas são incentivadas pelo titular da pasta, Edemir Brasil, em alinhamento com as políticas públicas desenvolvidas pelo prefeito Hildon Chaves.
Comdecom