GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDAMoradores de condomínios populares concluem cursos profissionalizantes.

19 / Dez / 2018 - 17:44

Os Cursos atendem as famílias beneficiárias do Programa Minha Casa Minha Vida.

No último fim de semana foram realizados os encerramentos das três turmas de Qualificação Profissional do Projeto de Trabalho Social, executados pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur).

Os cursos, realizados no período de outubro a dezembro, capacitaram moradores beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida, na modalidade de Montador e Reparador de Computador, Manicure e Pedicure e Básico de Costureira. Em janeiro de 2019, será concluída a turma do Curso Básico de Cabeleireiro. Os alunos que receberam os certificados de conclusão, foram os que tiveram mais de 75 por centro de participação.

A atividade aconteceu nas dependências da Associação Beneficente Clube de Mães Idosos e Crianças do Bairro Esperança da Comunidade, local de realização dos referidos Cursos, com exceção do curso de cabeleireiro que está sendo realizado no centro de Porto Velho.

A parceria do Presidente da Associação, Sr. Fernando Rocha, foi fundamental nesse processo, pois facilitou o acesso dos participantes, que residem na zona leste da cidade, região onde estão localizados os Empreendimentos Populares.

De acordo com a Secretária da Semur, Márcia Luna, o Projeto de Trabalho Social é a etapa executada pela Prefeitura de Porto Velho, através da Semur, que atua junto às famílias beneficiárias dos Programas Habitacionais Populares com o Apoio à Capacitação Profissional de Geração de Trabalho e Renda, seguindo as Normativas do Ministério das Cidades, com a finalidade de melhoria da qualidade de vida, preparando-as para o mercado de trabalho. “O Projeto inclui, além da isenção do pagamento do curso, vale-transporte e outros benefícios, como forma de fomentar a participação dos inscritos”, destacou a Secretária.

Qualificação e Autoestima

A beneficiária Nazaré da Silva, aposentada, disse está muito feliz em ter concluído o curso de costureira, pois havia pensado em desistir no ato da matrícula, com receio de não conseguir compreender o conteúdo. Após receber apoio da família e amigos, resolveu ir adiante. Dona Nazaré conta que se sentiu segura com a atenção e paciência da professora do curso, que sempre motivou ela e outras mulheres a se qualificarem para buscar uma fonte de renda alternativa, garantindo independência financeira. “Já estou até fazendo meu dinheirinho com alguns serviços de reparos em peças de roupas, que aprendi no curso, agora quero voltar a estudar”, destacou a beneficiária.

Fonte: Semur

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL