PROJETO SOCIAL Famílias dos Condomínios Sociais serão atendidas pelo Projeto Castanheira

Publicação: 11/09/2018 18:17:09

O Projeto é executado pela FIMCA e Metropolitana, em parceria com a Prefeitura de Porto Velho.

Com o objetivo de atender as famílias beneficiárias dos Condomínios de Programas Sociais de responsabilidade da Prefeitura de Porto Velho, a Semur, firmou parceria com as Faculdades Metropolitana e FIMCA para a realização do Projeto Castanheira, que acontecerá no próximo sábado, 15/09, das 09h às 13h, no espaço da Escola Municipal Francisco Elenilson Negreiros, localizado à Rua Alta do Bronze com R. Mané Garrincha, no Bairro Socialista.

Serão oferecidos diversos serviços, desde o clínico ao laboratorial, com triagem para tipagem sanguínea, peso, estatura, exame de glicemia, testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatite, atendimento Clínico Geral e Oftalmológico, Triagem Nutricional, além de Rodas de Conversas sobre Perigos dos alimentos vencidos, massagem relaxante e estética, artesanato com recicláveis, entre outros. Os atendimentos serão por ordem de chegada, e para controle do público-alvo os beneficiários e moradores dos Empreendimentos devem levar comprovante de residência ou termo de recebimento de chave.

O Projeto Castanheira é parte do Calendário anual das Instituições FIMCA e Metropolitana, sendo realizado duas vezes ao ano oferecendo inúmeros serviços às comunidades carentes, trabalhando a consciência social dos acadêmicos.

De acordo com a Secretária da SEMUR, Márcia Luna, a articulação da Secretaria, através do Projeto Ação Social em Empreendimentos, junto ao Núcleo de Pós Graduação e Extensão da FIMCA, está sendo importante para a execução das temáticas trabalhadas com esse público, uma vez que além dos serviços oferecidos à comunidade, em especial as crianças, são contempladas com atividades lúdicas com temas sobre educação ambiental, alimentar, e qualidade de vida. “As crianças são as mais participativas nessas atividades, e multiplicadoras em potencial do aprendizado”, destaca a Secretária.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BEM ESTAR ANIMAL

Durante a atividade, em cumprimento a uma das etapas do eixo educação ambiental trabalhado junto às famílias dos empreendimentos, a Sema, através do Departamento de Gestão de Políticas Públicas em Meio Ambiente e Mudanças Climáticas(DGPA) realizará orientações sobre o devido acondicionamento dos resíduos sólidos, visando fomentar a separação dos resíduos secos e úmidos para Coleta Seletiva, sendo ainda aplicado um questionário para o levantamento do perfil de geração de resíduos sólidos dos moradores, visando a implantação da Coleta Seletiva nos Condomínios Sociais Municipais. A ação foi encaminhada durante o Seminário sobre Coleta Seletiva do Lixo nos Condomínios Sociais, realizado em junho deste ano pela SEMUR, em parceria com a SEMA e também parte do Programa Porto Velho Sem Fogo, voltadas para as políticas de Educação Ambiental.

Ainda pela Equipe da SEMA, através do Projeto Bem-estar Animal, haverá preenchimento de fichas para o agendamento de castração de animais domésticos, para as famílias beneficiárias do Programa Social, além da conscientização dos moradores quanto à guarda responsável dos animais.

Fonte: SEMUR