Mais de 25 mulheres foram beneficiadas com esta ação e já pensam em projetos para iniciar seu próprio negócio.
Durante três dias, mulheres beneficiárias do Complexo Porto Madero, participaram de Cursos promovidos pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (Semur), em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social e Família (Semasf).
A parceria da Semasf, através do Departamento de Políticas Públicas paras as Mulheres, trouxe a Comepi e o Sebrae como colaboradores fundamentais na realização deste primeiro momento, visando executar o Eixo Geração de Trabalho e renda juntos às famílias dos Programas Habitacionais de Interesse Social, seguindo as normativas do Ministério das Cidades. Dessa vez, a ação contemplou mulheres do Porto Madero I, III e IV.
Com objetivo de preparar as mulheres para administrar seu próprio negócio, a consultora do Sebrae, Luana Cavalcante, ministrou dois importantes cursos: Micro Empreendedorismo Individual (MEI) e Gestão Empresarial Modalidade de Empresa, explicando passo a passo a simplicidade oferecida para que o microempreendedor individual crie sua própria empresa legalmente documentada, além de noções de gerenciamento, marketing alternativo e prático para evidenciar seu trabalho.
De acordo com Heleny Nunes, Diretora do Departamento de Projetos Sociais (Deps/Semur), esse foi o primeiro evento de uma agenda positiva construída para 2018 no intuito de proporcionar às famílias dos Programas Habitacionais, oportunidade de capacitação e qualificação para buscar uma fonte de renda digna. “É através das parcerias de boa vontade, a exemplo da Semasf, Semes, Sema e outras instituições, que se dispuseram a contribuir conosco que é possível trabalhar um paralelo de conhecimento, auto estima, empoderamento e sustentabilidade ambiental junto a essas famílias, ” destacou Heleny.
Gina de Brito, Coordenadora do Departamento de Política para as Mulheres (DPPM/Semasf), destacou a reação positiva das participantes, evidenciando o despertar para novas oportunidades através do que aprenderam e vivenciaram. “Foi gratificante essa parceria para atuar com as mulheres dos empreendimentos, elas deram um retorno positivo demonstrando interesse e participando com intervenções interessantes. E é com isso que ganhamos força para ampliar o atendimento às demandas que se apresentam, ” destacou a Diretora.
Ao final, os presentes participaram de um coquetel de encerramento seguido da entrega dos Certificados aos participantes do curso de auto maquiagem, oferecido e ministrado pela COMEPI.
Os Certificados aos participantes dos Cursos do Sebrae serão entregues durante a Ação Social que acontecerá no mês de Maio no Empreendimento Porto Madero I.
Fonte: Semur
Fotos: DEPS/DPPM